O Botafogo terá sua estreia na Copa Intercontinental contra o Pachuca com o desafio de superar o cansaço após a recente conquista do título brasileiro. Após vencer o São Paulo e garantir a vitória no campeonato nacional após 29 anos, a equipe embarcou em uma viagem para Doha, no Catar, enfrentando uma viagem de cerca de 14 horas.
O time teve o conforto de um avião do New England Patriots, da NFL, com assentos maiores para minimizar o desgaste físico dos jogadores. Com 74 jogos disputados na temporada, o Botafogo terá seu sétimo compromisso em apenas 20 dias. O técnico Artur Jorge terá desfalques, como o zagueiro Bastos, mas poderá contar com jogadores como Marlon Freitas e Adryelson na busca pela vitória.
O confronto entre Botafogo e Pachuca nesta edição da Copa Intercontinental foi apelidado de Dérbi das Américas, com a Fifa concedendo um troféu ao vencedor. O Pachuca, com destaque para o atacante Salomón Rondón, enfrentará o desafio contra o Botafogo.
O jogo acontecerá no Estádio 974, em Doha, no Catar, com arbitragem de Danny Desmond Makkelie. As prováveis escalações são: Botafogo – John; Mateo Ponte, Adryelson, Alexander Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino, Thiago Almada; Igor Jesus. Pachuca – Carlos Moreno; Carlos Sanchez, Sergio Barreto, Gustavo Cabral, Bryan Gonzalez; Pedro Pedraza, Elias Montiel; Arturo Gonzalez, Oussama Idrissi, Nelson Deossa; Salomon Rondon.