Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioMundo2024: Observatório Copernicus Anuncia Ano Mais Quente da História da Humanidade

2024: Observatório Copernicus Anuncia Ano Mais Quente da História da Humanidade

De acordo com o observatório Copernicus da União Europeia, os dados mais recentes indicam que novembro de 2024 foi mais um mês com temperaturas extremamente altas, confirmando a tendência de que este ano será o mais quente já registrado na história da humanidade. As temperaturas médias globais de janeiro a novembro de 2024 ficaram 0,72°C acima da média de 1991 a 2020.

Novembro de 2024 foi o segundo novembro mais quente já registrado, com a temperatura global média da superfície do ar atingindo 14,10°C, 1,62°C acima do nível pré-industrial. Os cientistas alertam que é crucial manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C para evitar as piores consequências, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris.

Embora ainda não tenha sido ultrapassado o limite de 1,5°C de aquecimento, é urgente a necessidade de ações climáticas mais ambiciosas. Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apontou que é tecnicamente viável limitar o aquecimento global a 1,5°C, mas cada vez mais desafiador.

Além disso, as altas temperaturas também afetaram os oceanos, com registros de baixas históricas de gelo marinho na Antártida e extensão abaixo da média no Ártico. O outono europeu foi mais úmido que o normal, enquanto outras regiões do mundo enfrentaram condições mais secas.

Apesar dos desafios apresentados, os cientistas destacam a importância de ações urgentes para mitigar as mudanças climáticas e evitar consequências ainda mais severas.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias