Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioPoliticaCriminosos estão burlando sistema de transferência de títulos eleitorais entre cidades, alerta...

Criminosos estão burlando sistema de transferência de títulos eleitorais entre cidades, alerta autoridades

De acordo com informações da agência de notícias FOLHAPRESS, as eleições municipais realizadas em outubro deste ano foram marcadas por suspeitas de fraudes generalizadas em diversas cidades de pequeno e médio porte. A Polícia Federal, Ministério Público e Justiça suspeitam que candidatos a cargos de vereador e prefeito estariam envolvidos em um esquema de cooptação de eleitores de outras localidades, oferecendo incentivos, como dinheiro ou benefícios, em troca da transferência de seus títulos eleitorais.

As investigações apontam que esse suposto esquema fraudulento tem o objetivo de aumentar o número de votos dos candidatos por meio de práticas ilegais. Casos foram identificados em diversos estados do país, nos quais eleitores estariam transferindo seus títulos utilizando documentos falsos ou informações falsas sobre sua relação com os novos municípios.

Essas ações fraudulentas têm impacto direto nos resultados das eleições, com um aumento no eleitorado em diversas cidades, muitas vezes ultrapassando a população real desses locais. Exemplos desses casos foram encontrados em municípios como Fernão (SP), Divino das Laranjeiras (MG) e Elesbão Veloso (PI), onde operações policiais foram realizadas para investigar as suspeitas de transferências irregulares de títulos eleitorais.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, declarou em comunicado que não foram identificados vícios ou falhas no processo eleitoral, no entanto a Polícia Federal e outros órgãos de investigação estão apurando as irregularidades mencionadas. Vale ressaltar que a transferência fraudulenta de título eleitoral é considerada crime eleitoral, sujeito a pena de até 5 anos de prisão, além de multa.

Fonte: Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias