No último final de semana, uma blitz da Lei Seca autuou 86 motoristas em Sertãozinho e Franca, cidades próximas a Ribeirão Preto. De acordo com o Detran-SP, 80 condutores recusaram-se a fazer o teste do bafômetro e seis foram pegos dirigindo sob efeito de álcool, durante a abordagem de 2.799 veículos.
Em Sertãozinho, a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) ocorreu no sábado (14), em dois pontos da rodovia Atílio Balbo (SP-322), resultando em 59 recusas ao teste do bafômetro e três autuações por embriaguez ao volante.
Já em Franca, a ODSI também foi realizada no sábado, na avenida das Seringueiras, com 21 recusas ao teste do bafômetro e três autuações por direção sob influência de álcool.
A ação contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e é importante ressaltar que recusar-se a fazer o teste do bafômetro ou ser pego dirigindo embriagado resulta em infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação.
Além disso, no caso de embriaguez ao volante com níveis a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expirado no teste do etilômetro, configura-se crime de trânsito, sujeito a multa, suspensão da CNH e pena de seis meses a três anos de prisão.
O Detran informou que na semana passada, as fiscalizações também ocorreram em outras cidades do Estado, com um total de 9.465 veículos fiscalizados, resultando em 340 autuações por alcoolemia. Entre as ocorrências, destacam-se 318 recusas ao teste do bafômetro, 17 autuações por direção sob influência de álcool e cinco por crime de trânsito.