Nesta sexta-feira (21), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. O montante total a ser restituído é de R$ 8,5 bilhões, beneficiando 5,75 milhões de contribuintes. Os depósitos serão efetuados em 28 de junho conforme a opção realizada pelo contribuinte na entrega da declaração.
Este lote é destinado principalmente a contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, professores, residentes do Rio Grande do Sul, e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via Pix. Também estão inclusas pessoas que apresentaram declarações de anos anteriores retidas na malha fina.
Para verificar se está incluído na lista de restituição, é possível acessar o site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o portal e-CAC, sendo necessário possuir uma conta de nível prata ou ouro no portal gov.br.
Caso a restituição não seja depositada a partir de 28 de junho, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Aqueles que não resgatarem dentro desse prazo precisarão solicitar o resgate pelo portal e-CAC.
Os contribuintes que não estão no segundo lote ainda terão a oportunidade de receber em mais três lotes de restituição nos últimos dias úteis dos próximos meses, de acordo com o calendário do Imposto de Renda 2024. Este calendário prevê os seguintes pagamentos: 1º lote em 31 de maio, 3º lote em 31 de julho, 4º lote em 30 de agosto e 5º lote em 30 de setembro.
É válido ressaltar que a restituição será corrigida de acordo com a inflação, sendo de 1% no segundo lote e posteriormente com acréscimo proporcional da taxa Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano.