Sábado, Janeiro 4, 2025
InícioEconomiaBrasil interrompe emissão de vistos para funcionários da empresa chinesa BYD

Brasil interrompe emissão de vistos para funcionários da empresa chinesa BYD

O governo brasileiro suspendeu a concessão de novos vistos temporários para trabalhadores chineses envolvidos na construção da fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, após uma operação que identificou 163 operários chineses em condições análogas à escravidão. A BYD, empresa responsável pela fábrica, tomou medidas imediatas ao encerrar o contrato com a empreiteira envolvida. Os trabalhadores resgatados foram transferidos para hotéis locais.

Os vistos de trabalho dos chineses eram do tipo Vitem V, concedidos a estrangeiros com qualificações compatíveis com as atividades no Brasil. A suspensão foi instruída pelo Ministério de Relações Exteriores até que a investigação sobre as denúncias de trabalho escravo seja concluída.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está acompanhando as fiscalizações feitas pelos órgãos competentes e analisando a situação. Se for comprovado o desrespeito à legislação migratória, as autorizações de residência serão canceladas conforme a lei brasileira. As concessões de autorização de residência estão em análise, com o ministério monitorando de perto o desenrolar do caso.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias