Um fungicida inovador, o Onsuva®, foi lançado no Brasil no ano passado e obteve resultados promissores em testes realizados em diferentes regiões do país. Com uma formulação que inclui um novo composto chamado fluindapir, o produto foi testado em mais de 160 experimentos em parceria com consultorias, fundações e institutos de pesquisa.
Os estudos indicaram que o uso do fungicida Onsuva® levou a uma redução na gravidade e na incidência de doenças na cultura da soja, proporcionando um aumento significativo na produtividade das lavouras. Um dos testes, conduzido pela Fundação ABC, mostrou um acréscimo de 6,2 sacas por hectare na produção. Em outras análises, o Onsuva® demonstrou uma seletividade superior, reduzindo a pressão de patógenos e aumentando a produtividade em até 1,9 sacas por hectare.
Os resultados positivos foram mais evidentes nas regiões Centro-Sul e no Cerrado, onde o uso do fungicida da FMC resultou em uma vantagem de mais de 73% e 91%, respectivamente, em comparação com o manejo convencional. Além de combater diversas doenças da soja, como mancha parda, crestamento, oídio e ferrugem asiática, o Onsuva® também é indicado para o controle de doenças em culturas de milho e algodão.
De acordo com Fábio Lemos, gerente de portfólio e culturas da FMC, a formulação do Onsuva® possibilita um manejo mais eficaz das doenças, com a presença de uma carboxamida inédita e um triazol altamente seletivo. Isso permite a rotação com outras soluções disponíveis no mercado, promovendo a sustentabilidade no controle de doenças.
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/379315-fungicida-com-formulacao-inedita-reduz-doencas-da-soja-apontam-pesquisas.html)