Em 2025, estão previstos diversos Alinhamentos Planetários, um fenômeno que permitirá a observação de vários planetas a olho nu. O primeiro desses alinhamentos está programado para terça-feira, 21 de janeiro, possibilitando ver quatro planetas simultaneamente no céu.
A explicação para esse fenômeno está na órbita dos planetas ao redor do Sol, seguindo uma trajetória conhecida como “eclíptica” devido à influência gravitacional da estrela. Esse movimento faz com que os planetas pareçam se aproximar no céu, mesmo que estejam distantes entre si.
Vênus e Saturno estarão visualmente próximos, visíveis no sudoeste de Franca, com Júpiter no ponto mais alto do céu e Marte no leste. Marte estará em oposição ao Sol em relação à Terra, criando uma linha reta, um fenômeno que ocorre a cada dois anos. Urano e Netuno também estarão alinhados, porém será necessário um telescópio para identificá-los.
Em 28 de fevereiro, Mercúrio se unirá aos demais planetas no céu, formando um raro Alinhamento Planetário que só voltará a acontecer daqui a 467 anos.
Esses eventos astronômicos prometem fascinar os entusiastas da astronomia em 2025. Para mais detalhes, acesse a fonte original da notícia em GCN.