O verão e as férias escolares estão trazendo cores aos céus com a presença das pipas, mas é importante ter cuidado ao soltá-las para evitar prejuízos. A CPFL Energia divulgou que somente em 2024, na região administrativa de Franca, foram registrados 278 casos de interrupção de energia devido a pipas atingindo a rede elétrica.
O gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, Raphael Campos, ressalta a importância de evitar soltar pipas próximas a redes elétricas e jamais tentar resgatá-las se ficarem presas na fiação, devido ao risco de choques fatais e interrupções de energia. Ele também alerta sobre o uso de cerol ou linha chilena, que aumentam consideravelmente os riscos de acidentes ao entrar em contato com a rede elétrica.
Campos destaca que o cerol é cortante e pode romper cabos de energia, causando mais acidentes e interrupções. É fundamental lembrar que o uso de cerol ou linha chilena é considerado crime no Estado de São Paulo, conforme a Lei Estadual nº 12.192, de 2006.
Confira abaixo a lista das cidades da região de Franca e o número de ocorrências de interrupção de energia causadas por pipas:
– Franca: 111 ocorrências
– Aramina: 1 ocorrência
– Batatais: 53 ocorrências
– Buritizal: 3 ocorrências
– Cristais Paulista: 2 ocorrências
– Igarapava: 8 ocorrências
– Itirapuã: 1 ocorrência
– Ituverava: 8 ocorrências
– Jeriquara: 1 ocorrência
– Miguelópolis: 16 ocorrências
– Patrocínio Paulista: 9 ocorrências
– Pedregulho: 17 ocorrências
– Restinga: 0 ocorrências
– Ribeirão Corrente: 0 ocorrências
– Rifaina: 1 ocorrência
– Ipuã: 5 ocorrências
– Morro Agudo: 16 ocorrências
– Nuporanga: 0 ocorrências
– Orlândia: 3 ocorrências
– Sales Oliveira: 1 ocorrência
– São Joaquim da Barra: 22 ocorrências
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2878994/franca-e-regiao/2025/01/pipas-causam-278-quedas-de-energia-na-regiao-de-franca)