A queda do sistema de informática da Prefeitura de Franca impactou o atendimento na rede municipal de saúde na última quinta-feira. Diversas unidades de saúde, incluindo o Núcleo de Gestão Assistencial, as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e prontos-socorros, tiveram que suspender temporariamente seus serviços. Isso resultou na impossibilidade dos pacientes receberem atendimento médico ou retirarem suas medicações.
Pacientes que aguardavam consultas há meses no NGA foram afetados, sendo impedidos de serem atendidos devido à falha no sistema. Relatos de moradores, como Ana Maria Duarte, que chegou duas horas antes de sua consulta e não pôde ser atendida, e de Pedro Alberto Lima, que expressou indignação com a situação, evidenciam a frustração dos pacientes diante da interrupção dos serviços de saúde.
A falta de acesso ao sistema também dificultou a obtenção de medicações controladas, uma vez que a prescrição precisa ser registrada no sistema para a entrega dos remédios.
A Prefeitura confirmou a instabilidade no servidor de dados e no site, e informou que o Departamento de Tecnologia da Informação estava trabalhando para resolver o problema. A Secretaria de Saúde garantiu que as consultas agendadas seriam remarcadas e os pacientes seriam comunicados sobre as novas datas.
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2883106/franca-e-regiao/2025/02/sistema-cai-e-afeta-atendimento-em-ubss-upas-e-nga-de-franca)