A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) divulgou na quinta-feira (13) um conjunto de medidas em resposta ao grave incidente envolvendo pacientes do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga, ocorrido em outubro do ano passado. Uma das principais medidas anunciadas foi o descredenciamento da Santa Casa de Franca, responsável pela administração do AME.
Como parte das ações imediatas, a SES-SP abriu um chamamento público para contratação de uma nova instituição que assumirá a gestão do AME de Taquaritinga. Além disso, foi iniciada uma sindicância abrangendo todas as unidades geridas pela OSS Santa Casa de Franca, com prazo de 30 dias para apresentação dos resultados.
Os pacientes afetados receberão acompanhamento contínuo no Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Para reparar os danos causados, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Defensoria Pública do Estado estão preparando uma proposta de indenização administrativa, que será apresentada em breve.
A SES-SP reafirmou seu compromisso com a transparência, qualidade da assistência e segurança dos pacientes. Até o momento, a Santa Casa de Franca não se pronunciou sobre o assunto.