Segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita de milho em Mato Grosso atingiu 37,57% da área cultivada, registrando um aumento de 15,84 pontos percentuais em comparação com a semana anterior. O ritmo de colheita no estado supera a média histórica para o período, que é de 27,4%. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento significativo, com 19,24% da área colhida.
Mato Grosso, considerado o principal produtor de milho do Brasil, apresentou uma semeadura antecipada para a safra 2023/24. A expectativa é de um aumento nas exportações brasileiras no segundo semestre, à medida que a colheita avança. O Imea estima a safra de milho 2023/24 em 45,8 milhões de toneladas, número inferior ao recorde da temporada anterior, que foi de 52,5 milhões de toneladas, devido a uma redução na área cultivada e a produtividades mais baixas.
Além disso, o Instituto informou que a colheita de algodão em Mato Grosso atingiu 0,63% da área até o momento, com os trabalhos de colheita iniciando recentemente.
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/milho/379413-mt-ja-colheu-mais-de-um-terco-da-safra-de-milho-aponta-imea.html)