O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez uma vigorosa defesa da reforma tributária e da implementação de um sistema progressivo de pagamento de impostos durante sua participação no Brazil UK Forum, realizado em Oxford. De acordo com Barroso, é crucial corrigir as distorções presentes no sistema tributário brasileiro, especialmente destacando a disparidade de pagamento de impostos entre empregados e empregadores.
Durante o evento, Barroso apresentou uma lista com dez pontos essenciais para uma agenda constitucional para o Brasil. Ele sublinhou a importância da democracia constitucional, ressaltando que esta foi a ideologia predominante no século 20 e que é fundamental respeitar as regras do jogo e os resultados eleitorais.
Além disso, o presidente do STF abordou uma variedade de temas, como o combate à pobreza, o desenvolvimento econômico, a priorização da educação básica, a segurança pública, o investimento em ciência e tecnologia, o saneamento básico, a habitação popular, a sustentabilidade e a estabilidade institucional. Ele também salientou a importância de o Brasil assumir um papel de liderança global nas questões ambientais, incluindo a preservação da Amazônia.
Barroso ressaltou que o Brasil mantém a estabilidade monetária, controle da inflação, significativa inclusão social e uma tradição de paz. Ele enfatizou que o país continua sendo um destino atraente para investimentos e oferece diversas oportunidades de desenvolvimento em setores como infraestrutura, construção civil, saneamento básico, entre outros.