Governo de São Paulo dá sinal verde para licitação do Túnel Santos-Guarujá
Nesta sexta-feira (21), o Governo de São Paulo anunciou no Diário Oficial a autorização para a abertura da licitação visando a concessão patrocinada do Túnel Santos-Guarujá. O projeto do túnel submerso, o primeiro do Brasil, terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros debaixo do mar, e está previsto um investimento de R$ 6 bilhões.
O edital está programado para ser lançado em 27 de fevereiro, com o leilão marcado para 1º de agosto. A concessão terá duração de 30 anos e abrangerá a construção, operação e manutenção do sistema.
A empresa vencedora será remunerada por meio de tarifas de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas adicionais. O critério de seleção será o maior desconto em relação à contraprestação pública máxima, visando a eficiência e benefícios para a população.
O túnel proporcionará a ligação entre Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia entre as cidades, atualmente realizada por balsa ou por uma rota de 40 quilômetros pela rodovia. A estrutura contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e acessos dedicados para pedestres e ciclistas. O trajeto conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.