Terça-feira, Abril 1, 2025
InícioRibeirãoAvenida Nove de Julho: Tráfego 100% Liberado

Avenida Nove de Julho: Tráfego 100% Liberado


27/03/2025 17:24 – Obras

Avenida Nove de Julho: Tráfego 100% Liberado

O canteiro central está em fase final e será concluído até o fim de abril

Foto: Fernando Gonzaga


 



 


A Prefeitura da cidade de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Obras Públicas, anunciou nesta quinta-feira (27) a liberação total do tráfego nas duas pistas da Avenida Nove de Julho. Além da restauração da via, a revitalização do canteiro central está em fase final e será concluída até o fim de abril, garantindo mais acessibilidade e valorização do espaço urbano.


 


“A liberação total do tráfego na Avenida Nove de Julho é um marco para Ribeirão Preto. Essa via é fundamental para a mobilidade da cidade, e a retomada do trânsito nas duas pistas representa um grande alívio para motoristas, pedestres e comerciantes que dependem desse corredor diariamente”, destacou o prefeito Ricardo Silva.


 


“Sabemos que a demora na conclusão da obra trouxe grandes desafios para os comerciantes da região, impactando suas atividades e causando prejuízos. Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de garantir que esse projeto fosse finalizado com qualidade e no menor tempo possível”, completou o prefeito.


 


A obra envolveu a restauração da via e a construção de um corredor de ônibus de 1,6 km, iniciada em 22 de abril de 2024. A empresa Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. venceu a licitação com uma proposta de R$ 32.411.776,19.


 


No decorrer do projeto, foram implantadas redes de esgoto, removidos os paralelepípedos existentes e reforçada a base para sua recolocação. Em cada quarteirão, foram realizadas escavações para implantação de drenagem, coletor público de esgoto, bocas de lobo, poços de visita e caixas de inspeção.


 


“Estamos entregando uma avenida renovada, preservando sua originalidade e mantendo-a como um dos principais cartões-postais de Ribeirão Preto”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Walter Telli.


 



 


Histórico da Obra


As intervenções na Avenida Nove de Julho começaram em 21 de julho de 2023, mas foram suspensas em dezembro do mesmo ano devido à rescisão do contrato com a empresa Metropolitana, então responsável pela execução. A decisão ocorreu porque a construtora entregou apenas 8% da obra, quando o previsto era 40%.


 


Para dar continuidade, foi necessário abrir uma nova licitação, o que levou cerca de três meses.


 



 


História da Avenida Nove de Julho


O trecho entre as ruas Tibiriçá e São José foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 com o nome de Avenida Independência, em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil. O projeto foi idealizado pelo então prefeito João Rodrigues Guião, e no mesmo dia foi inaugurado um obelisco comemorativo, posteriormente realocado para a confluência das atuais avenidas Nove de Julho e Independência.


 


Em 1934, a via foi renomeada como Avenida Nove de Julho em referência à Revolução Constitucionalista de 1932, que buscava a elaboração de uma nova Constituição para o Brasil.


 


Em 1949, durante a gestão do prefeito José de Magalhães, iniciaram-se os estudos para o prolongamento da avenida entre as ruas Sete de Setembro e a atual Avenida Independência. No mesmo ano, a via foi calçada com paralelepípedos entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César, além de receber o plantio de 40 árvores da espécie sibipiruna.


 


Durante a década de 1960, a avenida era conhecida pelas mansões da elite econômica da cidade. Com o tempo, tornou-se um dos principais polos bancários da região, consolidando-se como uma das mais importantes vias de Ribeirão Preto.

Fonte Prefeitura de Ribeirão Preto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias