04/04/2025 12:37 – Saúde
Ribeirão Preto registra primeira morte de criança por dengue em 2025
Boletim Epidemiológico foi divulgado na última quarta-feira, 2
Foto:F L Piton
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou a morte de uma criança, com idade entre 5 e 9 anos, em decorrência da dengue. Segundo a pasta, a vítima possuía comorbidades, condição que contribuiu para o agravamento do quadro clínico da doença. Os dados estão no Boletim Epidemiológico, divulgado na última quarta-feira, 3.
Desde o início do ano, o município já contabiliza 10.037 casos confirmados de dengue. As quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade registraram aumento de 24% nos atendimentos por suspeita da doença no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado: foram 6.949 atendimentos em 2024 e 8.622 neste ano.
Para ampliar a assistência à população, a Secretaria implantou atendimento exclusivo para casos suspeitos de dengue em todas as unidades de saúde do município.
“Estatisticamente, 2025 apresenta, até o momento, um cenário melhor do que o do ano passado, com uma redução de 40% nos casos confirmados. No entanto, ainda é preciso manter a atenção, devido ao alto índice de infestação do mosquito”, afirmou o secretário da Saúde, Maurício Godinho.
O secretário destacou também que, desde o início do ano, a Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade. As iniciativas incluem mutirões de limpeza, visitas casa a casa, aplicação de nebulização veicular noturna em áreas críticas e campanhas de conscientização junto à população.
“É fundamental que cada cidadão faça sua parte, eliminando focos de água parada e mantendo os ambientes limpos, para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, reforçou Godinho.