De acordo com informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o vírus da gripe aviária foi detectado em amostras do tecido de uma vaca leiteira enviada para abate em um frigorífico norte-americano. Apesar disso, não foram encontradas infecções em outros 95 animais testados. Como medida de precaução, a carne do animal foi impedida de entrar no estoque nacional de alimentos.
Após uma epidemia de gripe aviária se espalhar pelo rebanho, as autoridades de agricultura e saúde dos EUA intensificaram os testes em carne e laticínios. Dois trabalhadores norte-americanos também testaram positivo para a gripe aviária desde a identificação do vírus no rebanho no final de março.
Até o momento, 96 das 109 amostras coletadas para o estudo de segurança da carne foram analisadas, e a USDA planeja divulgar os resultados completos assim que o estudo for concluído. Os funcionários da agência observaram sinais de doença na vaca que testou positivo e a carne do animal foi retida como precaução.
A USDA ressaltou que essas ações demonstram a eficácia do sistema de segurança alimentar e confirmaram infecções por gripe aviária em 58 rebanhos leiteiros em nove estados diferentes.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site da [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/boi/377467-amostras-de-vaca-dos-eua-enviada-para-abate-detectaram-gripe-aviaria-diz-usda.html) (link abre em uma nova página).