O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está atualmente nos Estados Unidos para se reunir com representantes de empresas privadas e fundos de investimento e apresentar o modelo da oferta pública de ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que foi aberta recentemente.
A comitiva que acompanha o governador inclui os secretários de Parcerias e Investimentos, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e Comunicações, e realizará compromissos em Nova York e Boston, além de visitas ao Reino Unido e Portugal em busca de potenciais interessados na compra de ações da companhia.
O governo do estado de São Paulo iniciou a oferta pública de ações da Sabesp como parte do processo de privatização da empresa. O governo manterá 18,3% das ações, após ter anunciado que detinha anteriormente 50,3% dos papéis, enquanto o restante está em posse de empresas ou pessoas físicas.
A venda das ações será dividida em dois lotes: 15% destinados a um investidor de referência e cerca de 17% abertos ao mercado geral, incluindo pessoas físicas, jurídicas e funcionários da companhia. O valor da ação da Sabesp, que atualmente está em torno de R$ 75, aumentou mais de 40% nos últimos 12 meses.