Coreia do Norte lança balões com lixo em direção à Coreia do Sul
Segundo informações divulgadas pelas Forças Armadas sul-coreanas, a Coreia do Norte lançou aproximadamente 350 balões contendo lixo em direção à Coreia do Sul. Este foi o quinto incidente desse tipo ocorrido no último mês na província de Gyeonggi, próxima à fronteira com o Norte e à capital Seul.
Os balões, carregados principalmente com papel e outros resíduos, foram detectados na região da capital sul-coreana. Até o momento, nenhum dos balões continha substâncias tóxicas. O exército sul-coreano emitiu um alerta à população para que não mexa nos balões norte-coreanos e informe imediatamente as autoridades sobre a localização.
Estes lançamentos ocorreram após um acordo de defesa entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente russo Vladimir Putin, levantando preocupações sobre possíveis provocações de Kim contra a Coreia do Sul. O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol criticou os balões enviados pela Coreia do Norte e o acordo com a Rússia, classificando-os como atos anacrônicos.
Desde o final de maio, a Coreia do Norte tem enviado balões contendo diversos tipos de resíduos para áreas da Coreia do Sul, em retaliação a ativistas sul-coreanos que lançaram panfletos críticos ao governo norte-coreano.