A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma reunião no Comitê Técnico de Assessoramento de Infraestrutura da Qualidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para discutir a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ). A ENIQ terá uma atuação de 10 anos, com planos de ação bienais. A próxima etapa envolverá uma consulta pública entre agosto e setembro, com previsão de lançamento no final do ano.
A infraestrutura da qualidade engloba instituições públicas e privadas, políticas, regulamentos e práticas para garantir a qualidade e segurança de produtos, serviços e processos, além de proteger o meio ambiente. Os principais eixos estratégicos da política incluem Governança e Fortalecimento Institucional, Serviços da Infraestrutura da Qualidade, Inovação, Transformação Digital, Inserção Internacional do Brasil, Comunicação e Conscientização, Capacitação e Formação de Recursos Humanos, Conformidade, Integridade e Transparência, Marcos Legais e Regulatórios, e Desenvolvimento Sustentável.
Eduarda Lee, assessora técnica da CNA, destaca que os objetivos visam ampliar, otimizar e modernizar os serviços de infraestrutura de qualidade para atender às demandas da sociedade brasileira. O MDIC ressalta que a infraestrutura da qualidade é fundamental para uma economia competitiva, inclusiva, inovadora e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento produtivo e tecnológico do país.