Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioEconomia"Indústria brasileira perde mais de 745 mil empregos em uma década"

“Indústria brasileira perde mais de 745 mil empregos em uma década”

De acordo com a Pesquisa Industrial Anual – Empresa divulgada pelo IBGE, o número de pessoas empregadas na indústria brasileira aumentou pelo terceiro ano consecutivo, passando de aproximadamente 8,1 milhões em 2021 para 8,3 milhões em 2022, o que representa um crescimento de 2,6%. No entanto, esse total ainda é 8,3% menor do que o registrado em 2013, que era de 9 milhões de trabalhadores.

Ao longo do período de 2013 a 2022, as fábricas no Brasil perderam cerca de 745,5 mil empregos, equivalente à população de municípios como Santo André, na Grande São Paulo, ou Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A análise da pesquisadora do IBGE, Synthia Santana, indica que a redução de postos de trabalho na indústria ao longo da década pode ser atribuída a crises econômicas, mudanças nas regulamentações do mercado de trabalho e ao crescimento do setor de serviços, que vem se expandindo e passando por processos de digitalização.

Em 2022, a indústria de transformação representou 97,3% dos empregos na indústria, enquanto a indústria extrativa correspondeu a 2,7%. As atividades mais relevantes em termos de emprego incluem a fabricação de produtos alimentícios, confecção de artigos do vestuário e acessórios, produtos de metal, veículos automotores e produtos de minerais não-metálicos.

A fabricação de produtos alimentícios foi a única atividade que aumentou sua participação no emprego da indústria, empregando 1,9 milhão de pessoas em 2022, um acréscimo de cerca de 161 mil vagas em comparação a 2013. Por outro lado, a confecção de artigos do vestuário e acessórios registrou uma redução de aproximadamente 219 mil postos de trabalho no mesmo período.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias