Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaDesastre ambiental afeta confiança do comércio no Rio Grande do Sul, indica...

Desastre ambiental afeta confiança do comércio no Rio Grande do Sul, indica relatório da FGV

A confiança dos empresários do comércio no Estado do Rio Grande do Sul continua sendo afetada negativamente pelo desastre ambiental, conforme apontado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) registrou, em junho, uma queda de 1,2 ponto em relação a maio, totalizando 90,3 pontos, o que representa o segundo mês consecutivo de declínio. Apesar do cenário pessimista, a economista Geórgia Veloso ressaltou uma redução nas queixas sobre o volume de demanda atual em comparação com o mês anterior.

No entanto, dois dos seis principais segmentos do comércio apresentaram queda: o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 0,9 ponto, e o Índice de Expectativas (IE-COM) diminuiu 1,6 ponto. As projeções de vendas para os próximos três meses e a evolução dos negócios nos próximos seis meses também registraram quedas, de acordo com os dados da FGV.

Apesar da recente diminuição na confiança, o comércio encerrou o segundo trimestre com um resultado 2,3 pontos acima do trimestre anterior. A FGV destacou que o IE-COM teve desempenhos positivos ao longo de 2024, com o segundo trimestre consecutivo apresentando resultados favoráveis, enquanto o ISA-COM teve uma evolução mais modesta, com uma variação de 0,9 ponto em relação ao trimestre anterior.

A pesquisa de junho foi realizada entre os dias 3 e 25 do mês. Para mais detalhes, acesse a matéria completa no Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias