Em 27 de junho de 2024, a cidade de Ribeirão Preto formalizou sua adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de erradicar o analfabetismo e promover a qualificação educacional para jovens e adultos em todo o país.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Ribeirão Preto conta com 800 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e pretende aumentar esse número. A EJA é destinada a indivíduos com 15 anos ou mais, abrangendo adultos e idosos que não concluíram o Ensino Fundamental. As aulas são ministradas em 12 unidades escolares da cidade.
A adesão ao Pacto Nacional representa um compromisso significativo da cidade com a educação e o desenvolvimento social. O apoio do Governo Federal incluirá repasses de recursos, bolsas para a capacitação de professores, expansão da EJA integrada à educação profissional, estabelecimento de fóruns para compartilhamento de práticas e campanhas de mobilização. Adicionalmente, será criada a Medalha Paulo Freire, que premiará redes de ensino e instituições que se destacarem nos esforços para superar o analfabetismo.
Para mais informações, acesse [Prefeitura de Ribeirão Preto](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/ribeirao-preto-adere-ao-pacto-nacional-pela-superacao-do-analfabetismo-e-qualificacao-na-educacao-de).