Endrick e Maurício, amigos de longa data desde as categorias de base da seleção brasileira, tiveram um papel fundamental na negociação que levou o meia de 23 anos, que estava no Internacional, a assinar com o Palmeiras. A relação próxima entre os dois se fortaleceu durante o Pré-Olímpico deste ano e Endrick, atualmente com a seleção na Copa América e prestes a se transferir para o Real Madrid, foi decisivo na campanha para a contratação de Maurício.
O Palmeiras oficializou a chegada do jogador com um vídeo que mostra uma conversa entre os amigos. Maurício revelou que Endrick exaltou a estrutura do clube enquanto estavam juntos na seleção e expressou sua alegria pela nova oportunidade de atuar no Palmeiras.
Para contar com 80% dos direitos econômicos de Maurício, o clube paulista desembolsou cerca de 10 milhões de euros, garantindo a assinatura de um contrato de cinco temporadas. A estreia do jogador pelo Palmeiras está prevista para a 17ª rodada do Brasileirão, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, após a abertura da janela de transferências.
Maurício, que iniciou sua carreira no Desportivo Brasil e teve passagens pelo Cruzeiro antes de chegar ao Internacional em 2020, acumula um total de 25 gols e 25 assistências em 176 partidas pelo clube gaúcho.