Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaude"Aumento alarmante da Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta dez estados do Brasil,...

“Aumento alarmante da Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta dez estados do Brasil, preocupando autoridades de saúde”

De acordo com o mais recente boletim do InfoGripe, divulgado recentemente, foi observado um aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em dez estados brasileiros. Estes estados são: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo. O aumento está relacionado aos vírus influenza A, sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, indicando um crescimento na região centro-sul do Brasil. Além disso, alguns estados do Norte, como Amapá, Roraima e Ceará, também registraram aumento de VSR em crianças pequenas.

A nível nacional, apesar de indícios de estabilidade da SRAG a longo e curto prazo, a COVID-19 tem sido a principal causa de internações por SRAG em idosos no Ceará nas últimas semanas. Também há uma leve atividade da COVID-19 em alguns estados do Norte e Nordeste.

A pesquisadora Tatiana Portella do InfoGripe alerta para a importância de estar atento ao início da atividade do vírus nas regiões Norte e Nordeste, apesar de não haver sinais claros de crescimento da circulação da COVID-19 no país. Ela enfatiza a necessidade da vacinação contra influenza e COVID-19, do uso de máscaras em locais com aglomeração e do isolamento em caso de sintomas.

Nos últimos quatro semanas epidemiológicas, houve prevalência de influenza A (22,6%), influenza B (0,8%), vírus sincicial respiratório (47,2%) e Sars-CoV-2/COVID-19 (6%) nos casos positivos para vírus respiratórios. Entre os óbitos, os mesmos vírus estavam presentes em influenza A (47,1%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (21,5%) e Sars-CoV-2/COVID-19 (22,4%).

Para mais informações, acesse a fonte da notícia: [Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/casos-de-sindrome-respiratoria-aguda-grave-aumentam-em-dez-estados).

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias