Segundo a matéria, um total de 160 autoridades dos três Poderes e 20 assessores embarcaram para Lisboa, Portugal, a fim de participar do Fórum Jurídico de Lisboa, promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, conhecido como “Gilmarpalooza” em Brasília. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, liderou a maior comitiva, levando consigo quatro subordinados.
Os cinco representantes do Ministério da Igualdade Racial que estiveram presentes no evento tiveram suas despesas cobertas com diárias, totalizando R$ 42,1 mil, custeadas pelo dinheiro público. O evento contou com palestras na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, organizadas pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a presença de representantes de empresas com processos em andamento no STF.
Até o momento, os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo já desembolsaram pelo menos R$ 1,34 milhão em diárias e passagens para autoridades que participaram do evento de Gilmar Mendes em Lisboa. Diversos ministérios, como o da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e a Advocacia-Geral da União, enviaram representantes para o evento.
A notícia original pode ser acessada em Notícias ao Minuto.