O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, enfatizou a democratização das universidades públicas no Brasil durante um evento que marcou o início da construção do campus Zona Leste da Unifesp e do Campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Haddad destacou que as universidades públicas hoje estão disponíveis para todos os brasileiros, independentemente de sua origem social, racial ou local de residência, evidenciando que 70% das matrículas nessas instituições são de alunos oriundos de escolas públicas, promovendo assim uma maior inclusão social.
Em contraste com outros discursos políticos no evento, Haddad optou por ressaltar a importância da doação do terreno para a Unifesp e a instalação da instituição no local, processo no qual esteve envolvido tanto como ministro da Educação quanto como prefeito.
Além do ex-presidente, outras autoridades presentes no evento foram o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o ministro da Secretaria de Comunicação, Laercio Portela.
Fonte da notícia: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2168516/universidade-publica-nao-e-mais-coisa-de-povo-rico-diz-fernando-haddad)