De acordo com o Datafolha, tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, receberam avaliações semelhantes em relação à gestão da tragédia climática que atingiu o estado, causando a morte de pelo menos 179 pessoas devido às fortes chuvas em maio. Segundo a pesquisa, 36% da população brasileira considerou a atuação de Lula como ótima ou boa, enquanto 35% teve a mesma percepção em relação a Leite. A rejeição à atuação de Lula foi de 32%, enquanto para Leite foi de 23%.
O levantamento foi realizado com 2.457 entrevistados em todo o país, com margem de erro de dois pontos percentuais. No Rio Grande do Sul, foram feitas 567 entrevistas, com margem de erro de quatro pontos. Dentro do estado, 40% dos entrevistados avaliaram a gestão de Lula como ruim ou péssima, e 31% como ótima ou boa. Em relação a Leite, 36% dos gaúchos consideraram sua atuação como ótima ou boa, 31% como regular e 32% como ruim ou péssima.
A pesquisa também revelou que 77% dos entrevistados no Rio Grande do Sul afirmaram ter sido afetados pelas enchentes. Além disso, a avaliação em relação às gestões municipais também foi dividida, com 34% considerando boa ou ótima, 34% como regular e 31% como ruim ou péssima.