Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundoTrump diz que Rússia libertará jornalista dos EUA preso caso vença eleição

Trump diz que Rússia libertará jornalista dos EUA preso caso vença eleição

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu usar sua relação próxima com o presidente russo, Vladimir Putin, para assegurar a libertação do jornalista Evan Gershkovich, do Wall Street Journal, que está detido na Rússia desde março de 2023 sob acusação de espionagem, com a possibilidade de enfrentar até 20 anos de prisão.

Trump afirmou que Gershkovich será solto logo após as eleições americanas, marcadas para 5 de novembro, e que Putin fará isso por ele sem exigir qualquer pagamento. O candidato republicano também garantiu que o jornalista estaria de volta em casa com sua família antes de sua posse, caso vença a eleição.

Até o momento, a Rússia não apresentou evidências da suposta espionagem de Gershkovich, conforme divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Tanto a família do jornalista, o Wall Street Journal e o governo dos Estados Unidos negam veementemente as acusações. O jornal americano afirma que Gershkovich possuía credenciais de imprensa fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A campanha de Trump não confirmou se ele ou seus assessores já entraram em contato com Putin sobre a libertação do jornalista. Por outro lado, um porta-voz do candidato republicano declarou que somente Trump poderia negociar o retorno seguro de Gershkovich. Enquanto isso, um assessor do presidente Joe Biden ressaltou que a soltura do jornalista é uma prioridade para o atual mandatário, acusando Trump de utilizar o caso para fins políticos.

Para mais detalhes, confira a matéria completa no Notícias ao Minuto [aqui](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2154450/trump-diz-que-russia-libertara-jornalista-dos-eua-preso-caso-venca-eleicao).

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias