Os Estados Unidos colocaram suas bases militares na Europa em estado de alerta devido aos riscos potenciais de ataques terroristas durante a Eurocopa na Alemanha e as próximas Olimpíadas de Paris. Segundo Sabrina Singh, porta-voz adjunta do Pentágono, a decisão foi motivada por uma combinação de fatores, e não por uma ameaça específica.
As medidas de segurança, que não foram detalhadas, abrangem cerca de 80 instalações militares americanas na Europa, onde estão presentes cerca de 100 mil militares, sendo quase metade deles na Alemanha. Autoridades dos EUA consideram o risco atual o mais elevado em uma década no continente e estenderam as precauções também às famílias dos militares.
Eventos esportivos de grande porte sempre geram preocupações com a segurança, relembrando tragédias como o ataque terrorista durante as Olimpíadas de Munique em 1972 e o atentado do Estado Islâmico em Paris em 2015. Além disso, fatores como o apoio dos EUA a Israel na guerra contra o grupo Hamas e a tensão envolvendo a Guerra da Ucrânia, com acusações contra a Rússia, também aumentam as preocupações.
A instabilidade política na França, onde a extrema direita teve destaque no primeiro turno das eleições parlamentares, também é motivo de preocupação com a segurança, especialmente devido aos recentes protestos no país, que conta com um contingente limitado de militares americanos.