Duas irmãs em Barcelona, na Espanha, causaram comoção na comunidade ao cometerem suicídio horas antes de serem despejadas de seu apartamento no bairro de Sant Andreu. O trágico acontecimento ocorreu após deixarem um bilhete mencionando a ordem judicial de despejo devido ao atraso no pagamento do aluguel.
De acordo com informações do El Mundo, o processo de despejo teve início em maio de 2023, quando o proprietário entrou com uma ação por falta de pagamento de cerca de 9 mil euros, referentes a quase dois anos de aluguel em atraso. Embora apenas uma das irmãs estivesse formalmente no contrato de arrendamento, ambas residiam no apartamento da rua Navas de Tolosa, em Barcelona.
As irmãs faleceram por volta das 4h30 da manhã de segunda-feira, pouco antes do previsto despejo devido ao não pagamento do aluguel desde 2021. A situação financeira se agravou após a morte da mãe das irmãs devido à Covid-19 em 2021. A filha mais velha continuou morando com as duas meninas no sótão da propriedade, deixando-as possivelmente sem fonte de renda após a sua morte.
Moradores locais relataram que a irmã mais nova, de 54 anos, raramente saía de casa e era muito reservada. Já a irmã mais velha era mais conhecida na vizinhança, mas desde a morte da mãe, começou a evitar o contato e a usar máscara.
O presidente da Câmara de Barcelona, Jaume Collboni, manifestou estar “chocado” com a trágica notícia e lamentou que os serviços sociais da prefeitura não tenham obtido resposta ao tentar oferecer ajuda às irmãs. Apesar das tentativas de assistência, não havia registros formais de vulnerabilidade documentados, pois as inquilinas nunca responderam às tentativas de contato.
Fonte: Notícias ao Minuto