Dois ônibus elétricos estão sendo testados em Ribeirão Preto, nas linhas 901 – Norte-Sul 1 A e 910 – Norte-Sul 1B. Equipados com tecnologia chinesa, ar-condicionado e outras inovações para o transporte urbano, os veículos foram apresentados em um passeio experimental da Estação Sul até a sede da Guarda Civil Metropolitana.
Durante um período de 30 dias, os ônibus elétricos vão operar temporariamente nessas linhas, conectando o Ribeirão Verde à região do RibeirãoShopping. Os modelos em teste são o ANKAI OE-12, com autonomia de até 350 km e zero emissões de poluentes, e o BYD D9W 20.410, que promete eficiência energética e conforto aos passageiros.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, enfatizou a importância dos testes para a transição para uma frota sem emissões. Marcelo Galli, diretor superintendente da RP Mobi, destacou o planejamento de implantar gradualmente esse modelo de transporte na cidade.
Além disso, a frota de transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto vem sendo renovada desde o ano passado, com a introdução de veículos zero quilômetro equipados com ar-condicionado, entrada USB, internet gratuita e câmeras de segurança avançadas. Essa renovação visa reduzir a emissão de poluentes e proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros. Até o momento, 236 novos veículos foram entregues, com previsão de totalizar 306 quando a renovação estiver concluída.