O Ministério da Saúde anunciou a criação de um grupo de trabalho dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União. A iniciativa tem como propósito coordenar ações integradas na área da saúde visando aprimorar o cuidado abrangente às pessoas com TEA.
O grupo terá diversas atribuições, tais como assessorar a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde na formulação de políticas e programas para o cuidado de indivíduos com TEA, propor atualizações nas diretrizes de atenção, revisar a Caderneta da Criança, auxiliar na elaboração de protocolos clínicos e discutir a implementação de novas tecnologias no acompanhamento dessas pessoas.
Os membros do grupo serão selecionados com base em critérios de qualificação técnica e experiência em políticas públicas para indivíduos com deficiência, e terão reuniões mensais, podendo haver encontros extraordinários. O grupo terá uma duração inicial de 365 dias, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, e apresentará um relatório final de suas atividades ao ministro da Saúde.
Fonte: Agência Brasil