Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioAgronegócioAbiec destaca avanços no Termo de Ajustamento de Conduta da Carne em...

Abiec destaca avanços no Termo de Ajustamento de Conduta da Carne em comunicado oficial

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) participou de um evento em comemoração aos 15 anos do Termo de Ajustamento de Conduta da Carne (TAC da Carne), realizado na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Belém/PA. O TAC foi estabelecido em 2009 como um mecanismo para combater práticas ilegais na cadeia pecuária da Amazônia, respaldado por uma lei federal de 2008 que responsabilizou os frigoríficos por irregularidades em sua cadeia de fornecimento. Atualmente, o TAC abrange seis dos nove estados da Amazônia Legal.

Segundo informações do Ministério Público em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), dos 158 frigoríficos na Amazônia Legal, 111 são signatários do TAC. Vinte empresas associadas à Abiec possuem 51 plantas dentro deste acordo. O TAC incorpora diretrizes do Protocolo do Boi na Linha e trata de temas como desmatamento ilegal, trabalho escravo e Cadastro Ambiental Rural, entre outros.

O Diretor de Sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio, destacou que os 15 anos do TAC representam um período de aprendizado para a indústria, que adquiriu conhecimento em mapear e avaliar riscos em sua cadeia de suprimentos. Durante o evento, Sampaio ressaltou a parceria com o MPF para enfrentar desafios como aumentar a adesão das empresas aos protocolos de monitoramento e envolver outros setores, como varejo e bancos, nessa causa.

A celebração dos 15 anos do TAC da Carne foi organizada por Amigos da Terra, Imaflora, Aliança Paraense pela Carne e pelo MPF. A Abiec possui um termo de cooperação com o Imaflora e colabora com Amigos da Terra no Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos, visando promover a utilização e expansão do Protocolo Boi na Linha e destacando a importância da governança e participação social nos estados da Amazônia.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias