Quarta-feira, Abril 2, 2025
InícioRibeirãoAbril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo Conta com Atividades Inclusivas...

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo Conta com Atividades Inclusivas nas Escolas da Rede Municipal


01/04/2025 16:12 – Educação

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo Conta com Atividades Inclusivas nas Escolas da Rede Municipal

Ao longo do mês, as escolas da rede municipal de ensino promoverão ações de interação social para tornar as unidades mais acessíveis e acolhedoras

Foto: Divulgação


 



 


Durante o mês de abril, as escolas da rede municipal de ensino promovem diversas ações inclusivas, reforçando o compromisso com a acessibilidade e o acolhimento de todos os alunos, especialmente os com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades integram a campanha Abril Azul, em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.


 


Ao longo do mês, serão realizadas ações que estimulam a socialização e o desenvolvimento sensorial dos alunos. Dentre as atividades, destacam-se:


  • Ações ao ar livre, explorando a natureza para promover a socialização e o cuidado com o meio ambiente;
  • Pintura em telas, incentivando a expressão artística;
  • Caixa sensorial, que permite aos alunos com autismo explorar estímulos de forma lúdica e concreta;
  • Rodas de conversa em Libras, ampliando o conhecimento da comunidade surda sobre o Transtorno do Espectro Autista;
  • Confecção de painéis colaborativos, com a participação de alunos, professores e funcionários


Além dessas atividades, o mês contará com momentos formativos. No dia 3 de abril, será realizado um encontro para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede, no Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi. Com o tema “Um PROGRAMA para FUNCIONAR na VIDA”, o encontro será conduzido pelo Centro Educacional Paulo Freire e contará com a participação da Dra. Margherita Midea Cuccovia, psiquiatra, mestre em Educação Especial e coordenadora do Centro Ann Sullivan do Brasil, em Ribeirão Preto.


 



 


No dia 10 de abril, será promovida uma formação específica para os professores intérpretes da rede municipal, com o tema “A Prática de Interpretação de Voz a partir da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”, conduzida por professoras surdas que atuam no município.


 


A Secretaria Municipal de Educação também estará engajada no Projeto Conectando Saberes, que visa proporcionar uma formação continuada aos professores da Educação Infantil. O objetivo é atualizar os profissionais com metodologias pedagógicas eficazes e inovadoras, especialmente no apoio à inclusão de alunos com deficiências.


 


“O compromisso da Secretaria da Educação é firme: seguimos trabalhando para efetivar e aprimorar a educação inclusiva em nosso município”, declara o Secretário de Educação, Valdir Martins.

Fonte Prefeitura de Ribeirão Preto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias