Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundo"Aliança entre Iêmen, Irã e Hezbollah planeja ataque contra Israel"

“Aliança entre Iêmen, Irã e Hezbollah planeja ataque contra Israel”

Rebeldes pró-Irã do Iêmen anunciam possível participação em ataques contra Israel

Os rebeldes pró-Irã do Iêmen estão declarando que podem estar envolvidos em futuros ataques contra Israel em coordenação com o Irã e o grupo libanês Hezbollah. O líder dos rebeldes, Abdul Malik al-Houthi, afirmou que sua organização trabalhará em conjunto em qualquer operação do chamado “Eixo da Resistência”, termo usado pelo Irã para se referir a seus aliados regionais contra Israel e os Estados Unidos.

Os rebeldes têm surpreendido ao se tornarem aliados dos palestinos, conduzindo ataques diretos contra Israel usando drones e mísseis, além de interferir no tráfego comercial no mar Vermelho. Essas ações provocaram uma resposta por parte dos Estados Unidos, que enviaram uma força-tarefa naval para a região.

Após os recentes assassinatos do líder político do Hamas e do comandante do Hezbollah, houve ameaças de retaliação contra Israel por parte do Hezbollah e do Irã. No entanto, surgiram indícios de desentendimentos em relação à forma e extensão dessa retaliação.

A situação está levantando preocupações sobre o risco de uma guerra regional descontrolada e seus impactos no regime político e econômico do Irã. Embora os EUA tenham descartado a possibilidade de um ataque iminente, as companhias aéreas já estão mudando rotas para evitar o espaço aéreo do Irã como medida de precaução.

Caso os rebeldes do Iêmen realmente participem de um ataque, isso representaria a abertura de uma terceira frente contra Israel e seus aliados. O grupo, que antes era pouco conhecido, possui um arsenal de mísseis e drones de origem iraniana, e já realizou ações como o afundamento de navios mercantes no mar Vermelho.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias