A Fundação Allan Kardec, com sede em Franca, tem desenvolvido um projeto significativo de reciclagem de lixo eletrônico desde 2018. Até o momento, foram recicladas 232,5 toneladas desse material, gerando renda para pessoas em tratamento na área de saúde mental que participam das Oficinas Inspiração.
Nessas oficinas, os participantes têm a oportunidade de desmontar os aparelhos eletrônicos doados pela comunidade e empresas, contribuindo com o meio ambiente e obtendo uma fonte de renda. O material coletado passa por um processo de transformação e é posteriormente revendido, sendo que os lucros são compartilhados entre os participantes das oficinas.
O projeto visa beneficiar pessoas em tratamento de saúde mental, abrangendo a coleta, desmontagem e venda dos itens reciclados. Além de proporcionar uma fonte de renda, essa iniciativa colabora para a redução da quantidade de resíduos eletrônicos destinados a aterros sanitários, promovendo, assim, a sustentabilidade.
A Fundação Allan Kardec convida aqueles interessados a contribuir doando lixo eletrônico para as oficinas. Para doações, basta comparecer à sua sede, localizada na rua José Marques Garcia, 675, em Franca. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo WhatsApp (16) 99967-5137.
(Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2851059/franca-e-regiao/2024/08/allan-kardec-recicla-mais-de-230-toneladas-de-lixo-eletronico))