O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) publicou o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), revelando que os aluguéis residenciais tiveram um aumento de 0,33% em setembro, desacelerando em comparação com o avanço de 1,93% registrado em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice mostrou uma alta de 12,29%, comparado aos 9,97% do período anterior.
O IVAR foi criado para acompanhar mensalmente a evolução dos valores de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, utilizando dados de contratos entre locadores e locatários mediados por empresas administradoras de imóveis. Anteriormente, a FGV coletava informações a partir de anúncios de imóveis para locação, o que não refletia os valores efetivamente negociados.
Das quatro capitais analisadas, em setembro, São Paulo registrou uma queda de 0,49% nos aluguéis residenciais, após uma alta de 2,42% em agosto. Por outro lado, o Rio de Janeiro teve um aumento de 0,56%, Belo Horizonte apresentou uma queda de 0,45% e Porto Alegre registrou um aumento de 2,05%.
No acumulado de 12 meses, os aluguéis em São Paulo subiram 7,38%, em Belo Horizonte 10,36%, no Rio de Janeiro 9,62% e em Porto Alegre 22,05%.