A Reforma da Previdência aprovada em 2019 trouxe alterações substanciais nas regras de aposentadoria por tempo de contribuição. Em 2025, os requisitos para as mulheres são de 59 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto para os homens são de 64 anos de idade e 35 anos de contribuição. Estas idades mínimas serão progressivamente elevadas, atingindo 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens a partir de 2027.
Além disso, houve mudanças nas condições para a aposentadoria através do sistema de pontos. As mulheres devem atingir 92 pontos, com pelo menos 30 anos de contribuição, e os homens precisam alcançar 102 pontos, com 35 anos de contribuição no INSS. Professores possuem critérios específicos baseados no tempo de contribuição no magistério.
A reforma também introduziu regras de transição com pedágios, que requerem períodos adicionais de trabalho de acordo com o tempo faltante para a aposentadoria. O INSS disponibiliza uma ferramenta online para simular o tempo necessário para requerer o benefício.
Para informações mais detalhadas sobre as regras de aposentadoria, é aconselhável consultar o site oficial do INSS.