Moara Tupinambá, artista visual e ativista indígena, estará presente no Sesc Franca neste sábado, 18, e domingo, 19. Ela conduzirá duas oficinas que tratam de temas como ancestralidade, direitos dos povos indígenas e identidade.
A oficina “Letramentos Raciais Indígenas e Criação de Colagens” ocorrerá neste sábado, das 15h às 18h. Já a oficina “Colagem, Identidade e Ancestralidade” acontecerá no domingo, das 15h às 18h.
“As oficinas que tenho realizado, que envolvem letramentos, são importantes para o público compreender um pouco sobre os movimentos indígenas no Brasil. Agora, o tema ancestralidade e identidade visa despertar em cada um a sua ancestralidade a partir das colagens”, explicou Moara.
Cada participante realiza uma fotomontagem utilizando imagens selecionadas de revistas e jornais, permitindo que os diferentes materiais encontrados enriqueça o processo criativo.
A artista acredita que a arte da colagem pode transformar os pensamentos da sociedade. “A inclusão dos indígenas no ensino traz a consciência indígena, além de contribuir para uma luta antirracista no Brasil”, complementou.
Ambas as oficinas serão realizadas na sala de múltiplo uso 1, no Sesc Franca, localizado na avenida Alonso y Alonso, 3071, no bairro São José. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início, na central de atendimento. A idade mínima é de 7 anos para participar.