O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) condenaram veementemente a atitude de vereadores de São Bernardo do Campo (SP) em relação a um repórter do Diário do Grande ABC. Durante a cobertura de uma sessão ordinária da Câmara Municipal, o jornalista Artur Rodrigues foi abordado por dois vereadores do PL, Paulo Chuchu e Lucas Ferreira, os quais o questionaram sobre seu voto. Mesmo após o jornalista afirmar que tal informação é sigilosa, os parlamentares persistiram, chegando a intimidá-lo, com um deles tocando em uma arma que portava na cintura e fazendo uma ameaça velada.
Após comunicar o incidente à sua chefia no jornal e registrar um boletim de ocorrência na delegacia local, o profissional recebeu o apoio do sindicato e da Fenaj, que repudiaram veementemente a ameaça sofrida pelo jornalista. Ambas as entidades exigiram medidas imediatas da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual para investigar e responsabilizar os responsáveis pela intimidação, assegurando, assim, a liberdade de imprensa e o exercício democrático do jornalismo.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2191708/associacoes-de-jornalistas-repudiam-abordagem-de-vereadores-a-reporter-na-grande-sp)