O Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) apontou que o valor médio da gasolina nos postos brasileiros aumentou 1,64% na segunda metade de julho em comparação com a primeira, chegando a 6,19 reais por litro. Esse aumento foi resultado do ajuste de aproximadamente 7% realizado pela Petrobras no preço de venda da gasolina para as distribuidoras a partir de 9 de julho, marcando o primeiro reajuste no combustível em oito meses.
A transferência desses reajustes das refinarias para os consumidores nos postos é influenciada por vários fatores, incluindo a adição de etanol, impostos e margens de distribuição e revenda. Além disso, os valores praticados nos postos são afetados por mudanças em refinarias privadas e importações.
O etanol, que concorre diretamente com a gasolina, também teve um aumento de 1,96% na segunda quinzena de julho, alcançando 4,16 reais por litro. Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, prevê que os preços mais elevados devem persistir em agosto, impactando o orçamento dos motoristas no país.