O número de pessoas empregadas no agronegócio brasileiro no primeiro trimestre de 2024 alcançou 28,6 milhões, de acordo com estudos realizados por Cepea em parceria com a CNA. Esse valor representa um novo recorde na série histórica iniciada em 2012. A participação do setor no total de empregos no Brasil foi de 26,85% nos primeiros três meses do ano, comparado a 26,67% no mesmo período de 2023.
No período mencionado, a população empregada no agronegócio cresceu 3,0% em relação ao mesmo trimestre de 2023, registrando um aumento de aproximadamente 827 mil pessoas. Esse crescimento superou o observado em todo o país, que foi de 2,3%, equivalente a cerca de 2,38 milhões de pessoas.
O aumento no número de empregados no agronegócio foi impulsionado principalmente pelo crescimento de 9,9% no contingente de trabalhadores em agrosserviços, juntamente com um acréscimo de 3,4% na população empregada nas agroindústrias. Esse crescimento foi liderado por empregados, em particular com registro em carteira, por indivíduos com maior nível educacional e por mulheres, refletindo uma tendência de formalização do emprego e maior participação feminina no setor.
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/380550-mercado-de-trabalho-cepea-numero-de-pessoas-trabalhando-no-agronegocio-segue-renovando-recorde.html)