De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha, a maioria dos brasileiros, correspondendo a 61% dos entrevistados, acredita que a economia do país está seguindo na direção errada. Apenas 32% dos participantes consideram que a economia está no caminho certo. Essa percepção foi observada em todas as faixas etárias, com destaque para os mais jovens, onde 71% acreditam que a trajetória econômica está equivocada. Na faixa etária de 25 a 34 anos, 68% consideram o rumo errado, enquanto entre os mais velhos, acima de 60 anos, 55% afirmaram que a economia está em trajetória equivocada.
Quando analisada a percepção por faixa de renda, a pesquisa revelou que 67% dos entrevistados que ganham acima de cinco salários mínimos acreditam que o rumo econômico está equivocado, enquanto entre os mais pobres, com renda de até dois salários, 55% têm uma visão negativa sobre a situação econômica.
Além disso, o estudo apontou que o otimismo dos brasileiros em relação ao ano novo é o menor desde 2020. Pela primeira vez em cinco anos, menos da metade dos entrevistados acredita que a população terá uma situação melhor em 2025, com 25% prevendo uma situação pior e outros 25% acreditando que será igual.
Esses dados destacam um cenário de preocupação e desconfiança em relação à economia e ao futuro do país, de acordo com a pesquisa realizada pelo Datafolha.