O Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, informou à agência de notícias Lusa que a carga de mais de 100 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul só será fechada definitivamente na segunda-feira, véspera da partida do voo da TAP. Ele destacou que o restante dos donativos seguirá por navio.
As doações, provenientes tanto de portugueses quanto de brasileiros, foram arrecadadas em um armazém em Oeiras. A mobilização foi uma resposta ao apelo do grupo SOS RS em Lisboa, que solicitou ajuda para enviar a grande quantidade de produtos para o Brasil.
Atualmente, ainda há cerca de 300 toneladas de donativos armazenados em Portugal aguardando envio para o Rio Grande do Sul. O voo da TAP, marcado para a próxima terça-feira, é fruto de negociações iniciadas há semanas pelo embaixador Raimundo Carreiro. Além da TAP, a companhia aérea brasileira Latam e a empresa Maersk estão envolvidas no transporte das doações.
A ação solidária conta com o apoio do Governo português, que facilitou o transporte da ajuda de diversas origens. O voo da TAP será exclusivamente destinado aos donativos para o Rio Grande do Sul, diferentemente do voo anterior da Latam, que cedeu espaço na aeronave para os primeiros carregamentos.
Para mais informações, acesse a notícia completa no [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2154850/aviao-da-tap-deve-levar-100-toneladas-de-donativos-para-rio-grande-do-sul).