A partir do final de junho, os clientes da Azul e da Gol poderão comprar passagens de uma companhia nos canais de venda da outra, graças a um acordo de cooperação comercial por meio de codeshare, anunciado pelas duas empresas.
Esse acordo permitirá que os passageiros tenham a facilidade de utilizar os canais de pesquisa, venda e os padrões de serviço de uma companhia para embarcar em outra, apenas para rotas domésticas exclusivamente operadas por uma das empresas. Nos voos com conexão, o check-in será feito na empresa que opera o primeiro trecho, e o despacho de bagagens seguirá o mesmo procedimento.
Além disso, o acordo abrangerá os programas de fidelidade das duas companhias, permitindo que membros do Smiles (Gol) e do Azul Fidelidade acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha.
O início das vendas com codeshare ainda não teve uma data precisa divulgada, mas as empresas afirmaram que os canais começarão a oferecer as rotas compartilhadas no final do próximo mês.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância desse tipo de parceria no setor aéreo e afirmou que o ministério e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) buscarão preservar as melhores condições para os consumidores brasileiros.
Por fim, é válido mencionar que a Gol entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, no final de janeiro, buscando levantar capital e reestruturar as finanças após os impactos da pandemia de covid-19. A companhia garantiu que esse pedido não afetará suas operações no Brasil, e o governo está acompanhando os desdobramentos da recuperação judicial.
Para mais informações, acesse o site Notícias ao Minuto.