Domingo, Janeiro 19, 2025
InícioAgronegócioBanco Central Confirma Selic dentro das Expectativas, Curva de Juros Deve Manter...

Banco Central Confirma Selic dentro das Expectativas, Curva de Juros Deve Manter Estabilidade

De acordo com profissionais do mercado, a alta de 50 pontos-base da taxa básica Selic, que era amplamente esperada, e o comunicado do Banco Central sobre a decisão, não devem ter um impacto significativo na curva de juros brasileira nesta quinta-feira.

Os desdobramentos da vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o pacote fiscal e a decisão do Federal Reserve sobre juros na tarde de quinta-feira são considerados fatores mais relevantes para o mercado de Depósitos Interfinanceiros (DIs).

Segundo Flavio Serrano, economista-chefe do banco Bmg, a mensagem do Copom foi semelhante à reunião anterior, indicando que não são esperadas grandes mudanças no cenário. A expectativa é de que o Copom aumente a Selic em 50 pontos-base em dezembro, mas há a possibilidade de acelerar o processo dependendo do cenário econômico.

Marcelo Bolzan, estrategista de investimentos da The Hill Capital, considera o tom do comunicado do Copom como neutro e acredita que o mercado já precificou essa decisão. Mayara Rodrigues, analista de Renda Fixa na XP, também destaca que a estratégia de renda fixa já estava alinhada com a elevação da taxa de meio ponto percentual.

Em relação à curva de juros, espera-se que não haja muita volatilidade no curto prazo, mas é importante monitorar o pacote de despesas que será divulgado nos próximos dias, pois isso pode influenciar os vencimentos mais longos da curva.

O presidente Lula evitou adiantar medidas fiscais do governo, afirmando que o pacote ainda está em discussão. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não comentou a decisão do BC, alegando não ter tido tempo para ler o comunicado.

Na quarta-feira, as taxas dos DIs de longo prazo e o dólar fecharam em queda no Brasil, com os investidores aguardando as medidas fiscais do governo.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias