Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEconomiaBandeira tarifária permanece verde em junho, sem custo extra, decide Aneel

Bandeira tarifária permanece verde em junho, sem custo extra, decide Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) optou por manter a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que significa que não haverá custo adicional nas contas de luz. Essa situação vem sendo mantida por 26 meses consecutivos, desde abril de 2022.

O sistema de bandeiras tarifárias, estabelecido em 2015, tem como propósito informar aos consumidores sobre os custos da geração de energia no país, visando minimizar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Anteriormente, os custos da energia em momentos de maior dificuldade na geração eram repassados para as tarifas somente no momento do reajuste anual de cada empresa, acarretando em juros. No modelo atual, esses custos são cobrados mensalmente dos consumidores e repassados às distribuidoras através da “conta Bandeiras”.

Apesar de manter a bandeira verde em junho, a Aneel destaca a importância da “vigilância” no uso responsável da energia elétrica.

O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia, sendo que o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas, tende a elevar os custos.

A bandeira verde, que não implica cobrança adicional, indica que o custo de produção da energia está baixo. Por outro lado, as bandeiras amarela, vermelha 1 e vermelha 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de termelétricas, o que está diretamente ligado ao volume dos reservatórios.

Para ler a notícia completa, acesse o link da fonte: Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias