A Usina Hidrelétrica Belo Monte, localizada na região sudoeste do Pará, tem aumentado sua contribuição para o atendimento nos horários de pico do consumo nacional, dobrando sua geração de energia desde o fim do período de seca. Atualmente, a usina está fornecendo 6,3 gigawatts (GW), o que equivale a 7% da demanda atual do país, atendendo cerca de 11,5 milhões de residências, de acordo com a Norte Energia.
A concessionária da hidrelétrica, Norte Energia, prevê uma boa performance para o próximo semestre, esperando atender aproximadamente 12% da demanda de energia do país, repetindo o desempenho de 2024.
O consórcio Norte Energia, liderado pela Eletrobras, conta com outros sócios, como os fundos de pensão da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, a Neoenergia, autoprodutoras como Vale, Cemig e Sinobras, entre outros.
Apesar dos efeitos do El Niño, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais contribuiu com energia para o Brasil no primeiro semestre de 2024, produzindo 20.414 GWh, o que corresponde a 6% de toda a energia utilizada no país. Esse volume seria suficiente para abastecer 20 milhões de residências. No ano anterior, Belo Monte gerou 31.521 GWh, representando em média 6% da capacidade de geração do Brasil e 10% da geração das hidrelétricas.
Fonte: Notícias ao Minuto