02/04/2025 15:36 – Transerp
Blitz da campanha “Ribeirão na Faixa” aborda 250 motoristas na zona Sul
Ação preventiva alertou sobre o respeito aos pedestres nas faixas de travessia da cidade
Foto: Divulgação
A campanha “Ribeirão na Faixa” sobre o respeito aos pedestres nas faixas de travessia é ampliada por toda a cidade. Nesta quarta-feira, 2 de abril, o Educa Mobi (programa de educação para o trânsito da RP Mobi) realizou uma blitz de conscientização aos motoristas na pista Centro/Bairro da avenida José Adolfo Bianco Molina, no Jardim Califórnia (zona Sul). A ação recebeu o apoio de policiais do 51º Batalhão de Polícia Militar e abordou 250 condutores.
Durante a blitz, os policiais militares sinalizaram a parada dos condutores e, em seguida, os agentes de trânsito da RP Mobi e integrantes do Departamento de Educação para o Trânsito abordaram os condutores com orientações e distribuição de panfletos sobre a responsabilidade dos condutores em respeitar a sinalização direcionada aos pedestres.
De acordo com a diretoria de Trânsito da RP Mobi, as ações realizadas pelos setores de Fiscalização e Educação da empresa têm sido essenciais para reforçar aos condutores e pedestres sobre os riscos provocados pela imprudência no trânsito.
Neste semestre, as ações de conscientização como essas em vias públicas continuarão com o objetivo de garantir mais segurança na malha viária de Ribeirão Preto.
“As ações desta campanha são mais que necessárias por conta dos índices de fatalidades nas vias do município relacionadas aos pedestres, sendo que em 2023 e 2024, houve 30 óbitos por atropelamentos”, destacam os funcionários do departamento.
Pedestre tem preferência
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Ao descermos do veículo ou da motocicleta, vamos precisar de calçada, de faixa de pedestre, de local seguro para atravessar. Por esse motivo, quando estivermos em veículos devemos lembrar que em algum momento ficaremos também vulneráveis. Devemos dar o exemplo e proteger o pedestre, dar preferência de passagem, pois seu corpo exposto se torna mais vulnerável no ambiente do trânsito e precisa do cuidado de todos”.